Join the #BuildWithBuildAgent Challenge! Get recognized, earn exclusive swag, and inspire the ServiceNow Community with what you can build using Build Agent.  Join the Challenge.

Adicionar grupo aprovador em solicitação de mudança

Danilo R F
Giga Expert

Boa tarde Servicenowers, 

Por favor, alguém poderia me auxiliar com o caminho das pedras de como fazer para inserir um grupo aprovador em uma solicitação de mudança quando ela estiver na respectiva fase de aprovação?

Muito obrigado desde já!!!

😀

4 REPLIES 4

Luiz Lucena
Mega Sage

Olá @Danilo R F 

Isso depende de como você definiu seu processo de mudança.

Por exemplo, usa Workflow (sistema legado) ou Flow?

No flow, você fará um chamado para o grupo de aprovação quando chegar no estágio de assessment, ou no estágio que vocês definiram como aprovação.

Com mais detalhes, se possível, podemos ajudar melhor.

Abraço

@Luiz Lucena usamos o Workflow.

Na instância já tem gatilhos para inclusão de aprovadores mas acabei não localizando. Saberia me dizer o nome por padrão do workflow que poderia fazer essa função?

Tenta buscar na table de Registro de Eventos, busca pela tabela de Aprovadores primeiro (sysevent_register_list.do?sysparm_query=table%3Dsysapproval_approver&sysparm_view=).

Não sei se vocês customizaram o workflow ou os gatilhos, mas é por onde eu começaria a busca.

Depois busca por Regras do Negócio (Business Rules) na tabela de Mudanças.

JessicaLanR
Kilo Guru
Kilo Guru

Oi! O caminho mais comum pra isso na ServiceNow é usar a tabela de Approval Group (sysapproval_approver) atrelada ao fluxo da Change Request. Quando a solicitação entra na fase de aprovação, você pode:

1. Criar uma regra de fluxo (Flow ou Workflow tradicional) que verifique o estado da mudança (por exemplo, state == Assess ou state == Authorize dependendo do seu modelo).

2. No fluxo, você adiciona uma ação de "Add Approvers" e seleciona o grupo aprovador desejado.

3. Certifique-se de que o grupo está corretamente cadastrado em sys_user_group e que os membros têm a role necessária (tipo approver_user ou equivalente).

4. Alternativamente, se estiver usando Change Models, você pode deixar o grupo definido diretamente no modelo da mudança.

Se quiser um controle mais fino, dá pra usar Playbooks ou Flows condicionais com lógica baseada no tipo de mudança (normal, emergencial etc.).