Adicionar grupo aprovador em solicitação de mudança

Danilo R F
Giga Expert

Boa tarde Servicenowers, 

Por favor, alguém poderia me auxiliar com o caminho das pedras de como fazer para inserir um grupo aprovador em uma solicitação de mudança quando ela estiver na respectiva fase de aprovação?

Muito obrigado desde já!!!

😀

4 REPLIES 4

Luiz Lucena
Mega Sage

Olá @Danilo R F 

Isso depende de como você definiu seu processo de mudança.

Por exemplo, usa Workflow (sistema legado) ou Flow?

No flow, você fará um chamado para o grupo de aprovação quando chegar no estágio de assessment, ou no estágio que vocês definiram como aprovação.

Com mais detalhes, se possível, podemos ajudar melhor.

Abraço

@Luiz Lucena usamos o Workflow.

Na instância já tem gatilhos para inclusão de aprovadores mas acabei não localizando. Saberia me dizer o nome por padrão do workflow que poderia fazer essa função?

Tenta buscar na table de Registro de Eventos, busca pela tabela de Aprovadores primeiro (sysevent_register_list.do?sysparm_query=table%3Dsysapproval_approver&sysparm_view=).

Não sei se vocês customizaram o workflow ou os gatilhos, mas é por onde eu começaria a busca.

Depois busca por Regras do Negócio (Business Rules) na tabela de Mudanças.

JessicaLanR
Kilo Guru

Oi! O caminho mais comum pra isso na ServiceNow é usar a tabela de Approval Group (sysapproval_approver) atrelada ao fluxo da Change Request. Quando a solicitação entra na fase de aprovação, você pode:

1. Criar uma regra de fluxo (Flow ou Workflow tradicional) que verifique o estado da mudança (por exemplo, state == Assess ou state == Authorize dependendo do seu modelo).

2. No fluxo, você adiciona uma ação de "Add Approvers" e seleciona o grupo aprovador desejado.

3. Certifique-se de que o grupo está corretamente cadastrado em sys_user_group e que os membros têm a role necessária (tipo approver_user ou equivalente).

4. Alternativamente, se estiver usando Change Models, você pode deixar o grupo definido diretamente no modelo da mudança.

Se quiser um controle mais fino, dá pra usar Playbooks ou Flows condicionais com lógica baseada no tipo de mudança (normal, emergencial etc.).