Gestão de Uso - Licenciamento
- Mark as New
- Bookmark
- Subscribe
- Mute
- Subscribe to RSS Feed
- Permalink
- Report Inappropriate Content
03-25-2025 07:02 AM
Bom dia pessoal, tudo bem?
Estou precisando fazer um acompanhamento de USO por usuário aqui no ServiceNow, o problema que enfretamos é: Como saber se o usuário de fato está atuando como usuário ITIL (executor) ou se apenas uma licença stakeholder já é válida?
Fizemos um trabalho no passado de extrair todos os usuários ITIL e entrar tabela por tabela (Change, Problem, Incident e REQ) e verificar quantos itens por exemplo o usuário encerrou/atuou nos últimos 3 meses, mas entendemos que esse processo é muito manual e honeroso, visto que temos mais de 400 usuários.
Poderiam me indicar situações em que conseguimos fazer de forma mais tranquila um mapa de "uso" dos usuários que consomem licenciamento do ITIL (Fulfiller)?
Obs: já fazemos a análise de usuários que não acessam o ServiceNow há mais de 30 dias, mas precisamos dessa análise detalhada de uso, para entender o tipo de licenciamento que o usuário deve consumir, visto que stakeholder tem um custo mais baixo e se o usuário apenas visualiza/aprova chamados, já serviria.
- Mark as New
- Bookmark
- Subscribe
- Mute
- Subscribe to RSS Feed
- Permalink
03-25-2025 07:11 AM
Bom dia, Raphael.
Talvez o Subscription Management resolva?
Dê uma olhada na documentação: https://www.servicenow.com/docs/bundle/yokohama-platform-administration/page/administer/subscription...
- Mark as New
- Bookmark
- Subscribe
- Mute
- Subscribe to RSS Feed
- Permalink
03-25-2025 07:25 AM
Obrigado pela contribuição.
Pela utilização do módulo não consegui achar solução para o meu problema.
- Mark as New
- Bookmark
- Subscribe
- Mute
- Subscribe to RSS Feed
- Permalink
03-25-2025 07:55 AM
Achei um tópico em inglês falando disso. Você cria uma tabela de log personalizada.
https://www.servicenow.com/community/itom-forum/how-we-can-find-whether-a-user-is-utilizing-a-role-a...
Vê se te ajuda.

- Mark as New
- Bookmark
- Subscribe
- Mute
- Subscribe to RSS Feed
- Permalink
03-25-2025 03:43 PM