Envio automático de e-mail de pendência de aprovação

AugustoObramax
Tera Contributor

Olá, comunidade, bom dia!

Podem me ajudar com uma dúvida, preciso fazer uma configuração para realizar um envio automático de e-mails de pendência de aprovação até uma certa data (Quantidade de dias), porém quando chega no dia 0, o chamado é cancelado automaticamente.

Estou tentando confeccionar no flow designer, mas não estou tendo sucesso.

Obrigado pela ajuda.

4 REPLIES 4

Aline Bueno
ServiceNow Employee
ServiceNow Employee

Pode pegar o flow pronto de Auto Close Resolved Cases que te dá uma boa idéia de uma opção do que fazer: 

Você pode usar um gatilho de que todo dia num certo horário ele faça um lookup na sua tabela em que a aprovação está pendente e usar o condicional de "relative on or before" o numero de dias que gostaria que ele esperasse. Aí executa as funções que precisa para todos os itens que ele encontrar. O exemplo faz exatamente o close de um chamado após 10 dias em estado resolved e depois ele faz um comentário adicional para os que estão em 6 dias para comunicar o requisitante, então pode se basear para seu processo. Dá pra usar essa lógica também para o e-mail, para que ele dispare um e-mail quando chega no dia 2, por exemplo.

Claro que essa é apenas uma maneira de se executar, mas acredito que pode servir de base para te guiar.

AlineBueno_0-1721746333803.png

Luiz Lucena
Mega Sage

Olá @AugustoObramax 

Voce pode user o agendador de tarefas (System Definition > Scheduled Jobs).
Fizemos o mesmo aqui e funciona perfeito, não precisa de scripting*, flows ou workflows. 
Apenas algumas condições pra filtrar o que não precisar de lembretes e depois a ação a ser executada. 
Segue abaixo o que fizemos:
Screenshot 2024-07-23 152216.png
Screenshot 2024-07-23 152240.png

Observação: Veja que colocamos o aprovador com a conta do sistema, no entanto, você deverá configurar isso logado com a conta do sistema OU representando (impersonating) a conta do sistema. Se não fizer assim, ficará registrado como se você tivesse rejeitado.

EDIT: corrigindo. Os prints acima são executados quando o prazo limite é expirado pela condição "Created Before Last Week", o que dá mais ou menos entre 10 e 14 dias, dependendo do dia da semana. 

O email de lembrete, no entanto, talvez requeira um pouquinho de scripting (dependendo das suas condições).
O lembrete é disparado por evento, approval.inserted.reminder.

Screenshot 2024-07-23 155912.png
O que dispara esse evento é outra tarefa agendada pra rodar diariamente às 7:00 da manhã:
Se o estado da aprovação ainda estiver como Solicitado pra qualquer registro criado no dia anterior, então dispara o evento (abaixo).

Screenshot 2024-07-23 162018.png

Screenshot 2024-07-23 162036.png

Espero que ajude!

AugustoObramax
Tera Contributor

Olá, @Luiz Lucena / @Aline Bueno !

Por uma pedido de liderança, acharam melhor seguir via Flow Designer.

Porém, estou tentando enviar a solicitação de aprovação para todos os gestores de cada registro aberto, mas sem sucesso, o que pode ter de errado nisso, podem me ajudar?

Estou criando um subflow para além de solicitar a aprovação, criar os lembretes de tempos em tempos.

AugustoObramax_0-1722627415183.pngAugustoObramax_1-1722627453655.png

Muito obrigado!

Coincidentemente, aqui na empresa também estamos implementando notificação para gestão de terceiros, mas de uma forma diferente, não criamos RITM. Estamos usando um atributo customizado na conta dos usuários, Data de Expiração da conta, daí todo mês, os gestores irão receber um email com pedido de aprovação 10 dias antes, depois outro 7 dias antes, depois 3 dias, e outro no dia anterior à expiração da conta.