Now Learnig: Desabafo

- Mark as New
- Bookmark
- Subscribe
- Mute
- Subscribe to RSS Feed
- Permalink
- Report Inappropriate Content
06-11-2022 10:58 AM
Olá, tudo bem com vocês?
Não se se aqui seria o lugar certo para postar esse tipo de desabafo ou depoimento, mas não encontrei um lugar melhor. Não quero
Está muito complicado se manter atualizado com relação à ServiceNow. Vou contar aqui a experiência que tive hoje no Now Learning.
Estou tentando fazer alguns cursos... um deles de Flow Designer. Este path, em específico possuí três módulos: Introduction, Create a Flow, Create Subflows and Actions. Comecei a fazer esse path a dois dias atrás.
Bom... acordei hoje nessa manhã fria e chuvosa aqui em São Paulo com o pensamento: Tá ótimo para encarar um dia de estudo com esse clima! 🙂
Ligo o pc, pego um café, boto um som e entro no Now Learning, acesso o curso e dou um walkup na instancia de lab...
Espera, espera, da refresh, espera, espera, da refresh... 3 horas... sim TRÊS HORAS DEPOIS... nada...
Beleza... vamos dar uma debugada no fonte do html e ver que essa ação é essa de walkup... Encontro a API que esse botão do browser chama e com o body que ele está mandando...
https://nowlearning.servicenow.com/api/now/sp/rectangle/xxxxxxxxxxxxxxx
{"instance_url":"https://nowlearning-nlinst0XXXXXX-001.lab.service-now.com","clabs_id":"xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx","action":"unpause","sessionRotationTrigger":false}
Bora acessar essa API e ver o que ela faz... quem sabe consigo fazer alguma coisa já que o suporte não funciona mesmo e estou aqui parado na frente do pc esperando a bela adormecida da instancia de lab acordar do seu sono de beleza
Depois de algumas tentativas, num é que consigo chegar num ponto que consigo acordar a bonita!!!
Bora fazer o curso... estava no segundo modulo (Create a Flow,), acesso a instancia, começo a fazer os exercícios, ler a documentação... duas horinhas para fazer o módulo direito... (lembrando que demorei quase 3 horas para conseguir continuar o estudo e demorei 2 horas para realmente fazer o modulo) Boa!!! Terminei o módulo de 2 horas em 5!!!! \o/ \o/ \o/ \o/
Beleza... vamos para o Módulo de SubFlow e... surpresa: Não consigo iniciar o estudo, porque como tem uma instância "ativa" para cada um dos módulos passados (Introdução e Criação de Flow) e não se pode requisitar uma terceira instância... tem que dar 'kill' numa das instâncias dos módulos anteriores.
Bom... agora estou eu aqui... escrevendo esse desabafo/depoimento aguardando o kill de uma instância... e ainda, pelo jeito vai ter uma boa espera, porque vou ter que fazer um request lab instance (eu ia colocar aqui "logo logo" mas creio que "logo logo" não seria o verbete com melhor definição para este caso)
Um path que dá para fazer em umas 4 horas, vai durar sei lá quanto tempo devido a espera dessas instâncias.
Esse processo de ter instancias de lab para executar os cursos está muito ruim. Tudo é muito lento quando se trata de gerenciar essas instancias de lab. Planejamos um tempo do nosso dia para aprender com vocês, mas gastar mais de 3 horas para ter um laboratório é algo insano.
Quando a ServiceNow vai trazer esse ambiente de aprendizagem (que tem tudo para ser muito bom, porque a ideia é fantástica) com uma usabilidade e experiência na qual a gente consiga usar?
Quando a ServiceNow vai trazer esse ambiente de aprendizagem para a realidade econômica do lugar onde o profissional se encontra? O curso e certificação de ITSM, por exemplo, a USD 2.500 a um cambio de 1 para 5 que faz chegar a um custo de mais de R$10.000,00. Este tipo de custo torna indefensável do ponto de vista de negócio. Trabalho em uma empresa cliente da SN, na qual o SN não é o core business. Me coloco no lugar do dono da empresa... Invisto em 5 profissionais para tirar certificações de cloud computing (ambiente onde está o meu core business) ou em 1 profissional em SN? Sem dúvida aplico meu dinheiro em 5 caras...
Não consigo entender essa política de preços e os slogans: 'Innovate witch Us', 'The world works with ServiceNow'. Acabam se tornando apenas frases de marketing com cursos e certificações extramente caros (custa-se quase 4 vezes mais para ter um certificação Service Now, do que uma certificação AWS [que tem um mercado de trabalho muito maior])
É isso... vamos ver se agora posso continuar o curso 😞
Obrigado a todos e desculpem aqui não seria o lugar de expressar esse tipo de desabafo.
- 643 Views
- Mark as New
- Bookmark
- Subscribe
- Mute
- Subscribe to RSS Feed
- Permalink
07-28-2022 01:25 PM
Puxa, super entendo.
É bem difcíl mesmo usar o Now Learning.
Não sei se ajuda, mas o outro site é mil vezes melhor que é o do Desenvolvedor.
Eu mesmo aprendi coisas incríveis por lá, embora o foco seja outro.
E no mais, o site funciona hahaha, e a instância de lá não dá esse bugs de outras instâncias abertas.
https://developer.servicenow.com/dev.do#!/learn/learning-plans/rome/servicenow_administrator
- Mark as New
- Bookmark
- Subscribe
- Mute
- Subscribe to RSS Feed
- Permalink
08-17-2022 02:35 AM
Oi, Fabio.
que situação! Seu desabafo é muito bem-vindo. Entendo totalmente sua frustração. A gente se planeja pra fazer uma coisa e a ferramenta não colabora 😞
Esse feedback é importante para a equipe do NowLearning entender as dificuldades dos usuários e tentar melhorar nisso. Mas, só postar aqui não vai resolver, porque não vai chegar às pessoas que podem tomar providências.
Então, meu conselho é usar a ferramenta de feedback do próprio NowLearning e deixar comentários bem detalhados como você fez aqui. Às vezes, a gente pensa que não vai dar em nada, mas dá sim. Quanto mais gente comentar ou reclamar da mesma coisa, mais eles vão ver que o problema é sério.
O mesmo vale para quando algo funcionar bem. Se o conteúdo de um curso foi muito legal, se a forma de explicação ajudou muito, é sempre bom valorizar nos feedbacks também. Aí quem faz os cursos vai saber qual método funciona melhor e continuar usando.