- Mark as New
- Bookmark
- Subscribe
- Mute
- Subscribe to RSS Feed
- Permalink
- Report Inappropriate Content
07-18-2022 01:44 PM
Olá comunidade,
Poderiam me dizer onde consigo uma relação das funções que consomem o licenciamento da assinatura ITSM Std?
Além disso, qual a forma correta de controlar a alocação dessas licenças na minha instância?
Solved! Go to Solution.

- Mark as New
- Bookmark
- Subscribe
- Mute
- Subscribe to RSS Feed
- Permalink
07-18-2022 04:06 PM
Olá
Este KB Article no Now Support Portal (Portal HI), lhe orientará em como visualizar as Roles / Funções que consomem o licenciamento (aplica-se a outros subscriptions, não só ao ITSM Standard).
- [Now Support KB] KB0714234: Role Mapping to Role Type, Application & Suite
Este KB acima é restrito a customer, é preciso estar autenticado com o ServiceNow ID para visualiza-lo (o mesmo ID que utiliza para abrir um Case no Now Support | HI).
O KB vai lhe mostrar como consultar a informação em sua própria instância: através do menu de navegação, entrar com o "license_role.list
" para visualizar a tabela de Subscription Roles, e assim identificar as Roles licenciadas de acordo com o produto que você possui (no caso, ITSM Std).
Outro link que é indicado no KB acima, utilizei bastante para entender como passou a funcionar o Subscription Mgmt a partir da Quebec, é este:
- [Now Community Blog] Useful Resources to learn about Subscription Management
PS: há também este Product Measurement Guidelines >> Suite-Role-Mapping, mas eu o considero apenas uma fonte de busca rápida; o utilizo por exemplo quando desejo pesquisar algo de um produto que não tenho em minha instância (por ex.: não possuo o produto do SPM em minha instância, e gostaria de saber quais Roles são consideradas licenciadas no SPM). Mas mesmo pesquisando neste link, eu gosto de me resguardar e confirmar com o Account Rep da ServiceNow, para ter a informação mais atualizada (não sei com qual frequência esse Product Measurement Guidelines que informei acima, é atualizado).
E perdão, eu fiquei lhe devendo uma resposta na outra questão, sobre o cancelamento da requisição através do Flow Designer ter gerado mais de um comentário na requisição rejeitada... eu me atrapalhei com algumas questões, mas vou tentar te responder esta semana. De qualquer forma, vou torcer para conseguir a resposta na outra questão que escreveu a respeito.
Obrigada, abraços!
Vivi Brasil

- Mark as New
- Bookmark
- Subscribe
- Mute
- Subscribe to RSS Feed
- Permalink
07-18-2022 04:06 PM
Olá
Este KB Article no Now Support Portal (Portal HI), lhe orientará em como visualizar as Roles / Funções que consomem o licenciamento (aplica-se a outros subscriptions, não só ao ITSM Standard).
Este KB acima é restrito a customer, é preciso estar autenticado com o ServiceNow ID para visualiza-lo (o mesmo ID que utiliza para abrir um Case no Now Support | HI).
O KB vai lhe mostrar como consultar a informação em sua própria instância: através do menu de navegação, entrar com o "license_role.list
" para visualizar a tabela de Subscription Roles, e assim identificar as Roles licenciadas de acordo com o produto que você possui (no caso, ITSM Std).
Outro link que é indicado no KB acima, utilizei bastante para entender como passou a funcionar o Subscription Mgmt a partir da Quebec, é este:
- [Now Community Blog] Useful Resources to learn about Subscription Management
PS: há também este Product Measurement Guidelines >> Suite-Role-Mapping, mas eu o considero apenas uma fonte de busca rápida; o utilizo por exemplo quando desejo pesquisar algo de um produto que não tenho em minha instância (por ex.: não possuo o produto do SPM em minha instância, e gostaria de saber quais Roles são consideradas licenciadas no SPM). Mas mesmo pesquisando neste link, eu gosto de me resguardar e confirmar com o Account Rep da ServiceNow, para ter a informação mais atualizada (não sei com qual frequência esse Product Measurement Guidelines que informei acima, é atualizado).
E perdão, eu fiquei lhe devendo uma resposta na outra questão, sobre o cancelamento da requisição através do Flow Designer ter gerado mais de um comentário na requisição rejeitada... eu me atrapalhei com algumas questões, mas vou tentar te responder esta semana. De qualquer forma, vou torcer para conseguir a resposta na outra questão que escreveu a respeito.
Obrigada, abraços!
Vivi Brasil
- Mark as New
- Bookmark
- Subscribe
- Mute
- Subscribe to RSS Feed
- Permalink
07-22-2022 07:50 AM
Olá
Mais uma vez muito obrigado pela ajuda.
Achei muito interessante e útil o material que mencionou no KB abaixo.
Quando acessei a lista de funções da assinatura fiquei um pouco confuso em sabe como identificar o que está contido na minha assinatura do produto ITSM Std. Devo me basear pelos aplicativos? Onde o que compõem o produto são Asset Management, Change Management, Cost Management, Digital Portfolio Management, Incident Management, Problem Management, Release Management, Request Management, Universal Request, Walk-Up Experience e Service Operations Workspace ITSM Applications, certo?
Sendo assim, todas as funções sendo do tipo Fulfiller ou Requester que estiverem dentro desses aplicativos são as que consomem licenciamento do meu produto?
Observei que dentro da visão geral de assinatura tenho uma aba que mostra os aplicativos e outra que mostra as funções associadas. Isso seria mesmo que consultar através do "license_role.list"?

- Mark as New
- Bookmark
- Subscribe
- Mute
- Subscribe to RSS Feed
- Permalink
07-22-2022 08:57 AM
Olá
Isso mesmo, todos os Aplicativos possuem Roles/Funções que compõem o produto que você tem contratado, e consomem do licenciamento. Porém, as Roles/Funções que são do Tipo = Requester, não consomem do licenciamento.
No Subscription Overview | Visão Geral de Assinaturas, eu diria que em termos gerais, contabilizaria no licenciamento, como licensed roles:
- Fulfiller: Roles com o Type = Fulfiller (e talvez as com o Type = Admin também)
- Approver: Roles com o Type = Approver
- Business Stakeholder: Roles com o Type = Business Stakeholder
É preciso considerar se você possui somente subscriptions / assinaturas de Fulfiller do ITSM Std, ou se também de Approver ou de Business Stakeholder (se há usuários aprovadores, geralmente há um ou outro).
PS: vale ressaltar que estou me referindo a termos gerais, pois podem existir particularidades em cada cliente e contrato. Na dúvida, vale também confirmar com o seu Representante da ServiceNow.
E você está certo, a lista relacionada ali de Funções Associadas, abre a tabela de license_role. Se você clicar com o botão direito do mouse sobre o nome do filtro que está logo à direita do ícone do funil, dentro da lista relacionada, e clicar para abrir uma nova janela, verá que o que ele abrirá, será a lista da tabela de license_role.
Obrigada, abraços!
Viviane