Tarefas de mudanças sendo geradas sem solicitação de mudança atrelada
- Mark as New
- Bookmark
- Subscribe
- Mute
- Subscribe to RSS Feed
- Permalink
- Report Inappropriate Content
03-13-2025 10:19 AM
Pessoal, boa tarde. Tudo bem?
Por favor, alguém consegue me ajudar? O meu service now está gerando tarefas de mudanças sem um número de solicitação de mudança atrelado o que está populando absurdamente a base, com mais de 11 mil registros. Alguém consegue me indicar o caminho de como parar o processo que está gerando isto automaticamente?
Obrigado!

- Mark as New
- Bookmark
- Subscribe
- Mute
- Subscribe to RSS Feed
- Permalink
03-13-2025 11:44 AM
Olá, @Danilo R F.
Talvez este comportamento seja reflexo de alguma customização nos fluxos de mudança, criação de alguma Business Rule ou Scheduled Job.
Há várias pessoas atuando como Dev na instância? Se sim, eu iniciaria a investigação identificando os deploys realizados antes do sintoma começar a aparecer, algum deles pode ter impactado na criação das tarefas de mudança. Também há os recursos de debugging e para investigar a execução de business rule, Workflow e Flow.
Desejo sucesso!
Um abraço.
- Mark as New
- Bookmark
- Subscribe
- Mute
- Subscribe to RSS Feed
- Permalink
03-20-2025 10:46 AM
@Alessandro Alme obrigado.

- Mark as New
- Bookmark
- Subscribe
- Mute
- Subscribe to RSS Feed
- Permalink
03-14-2025 01:20 PM
Adicional ao que o colega Alessandro disse, acredito que uma boa ordem de abordagem seria:
-
Pegar um dos registros criados automaticamente de forma errada:
- Anotar dados dos campos como "Criado por" (Created by) e "Criado em" (Created on) e o numero da task
-
Consultar o histórico (Audit History):
- Menu no form: ≡ > History > List
- Buscar relações entre o registro criado e outras tabelas
-
Flow Designer:
- Verificar as execuções em Flow Designer → Executions pela tabela e horário que anotou no 1 com o usuário que apareceu no "Executar como"
-
Workflows ativos:
- Ver possíveis workflows ativos em Workflow → Live Workflow Contexts. Filtrar pela tabela e momento de criação
-
Logs do sistema:
- Revisar logs em System Logs → Transactions próximos ao horário da criação. (Foca em coisas tipo Background jobs, REST API transactions, Scheduled jobs que possam ser a origem dos registros gerados)
-
Business Rules e Scheduled Jobs:
- Revisar regras que possam ter criado esses registros
-
Cheque possíveis integrações externas (se não achou nada ainda):
- Aí a ultima coisa pra analisar são integrações externas ou scripts REST que criam registros diretamente via API.
Espero ter ajudado 🙂
- Mark as New
- Bookmark
- Subscribe
- Mute
- Subscribe to RSS Feed
- Permalink
03-20-2025 10:46 AM
@Aline Bueno obrigado!