Join the #BuildWithBuildAgent Challenge! Get recognized, earn exclusive swag, and inspire the ServiceNow Community with what you can build using Build Agent.  Join the Challenge.

Tarefas de mudanças sendo geradas sem solicitação de mudança atrelada

Danilo R F
Giga Expert

Pessoal, boa tarde. Tudo bem?

Por favor, alguém consegue me ajudar? O meu service now está gerando tarefas de mudanças sem um número de solicitação de mudança atrelado o que está populando absurdamente a base, com mais de 11 mil registros. Alguém consegue me indicar o caminho de como parar o processo que está gerando isto automaticamente? 

Obrigado!

5 REPLIES 5

JessicaLanR
Kilo Guru
Kilo Guru

Esse tipo de situação geralmente está relacionado a uma lógica automatizada (como Flow, Business Rule, Scripted REST, ou Integration) que está criando registros na tabela Change Task (change_task) sem uma referência válida à Change Request (change_request).

Alguns passos que você pode seguir para investigar e interromper a geração:

1. Verifique o campo change_request nas tarefas de mudança criadas recentemente. Veja se o campo está vazio ou com valor inválido.

2. Audite os registros criados: Acesse a lista de change_task e filtre pelos registros criados nos últimos dias. Ative a visualização do campo Created By para tentar identificar o usuário de sistema ou integração que está criando os registros.

3. Verifique Flows e Business Rules:

• Vá até Flow Designer e revise os flows ativos que criam registros em change_task.

• Verifique se há Business Rules ativas na tabela change_request ou change_task com lógica de criação automática.

4. Logs de Script:

• Acesse System Logs > All e procure por mensagens relacionadas à criação em massa de change_task.

5. Verifique integrações externas:

• Caso tenha alguma integração via API, ela pode estar disparando a criação das tarefas. Verifique a origem e valide os parâmetros enviados.

Solução provisória (caso urgente):
Se necessário, você pode criar uma Business Rule temporária do tipo “before insert” em change_task para bloquear registros que não tenham o campo change_request preenchido corretamente.