Tarefas de mudanças sendo geradas sem solicitação de mudança atrelada
- Mark as New
- Bookmark
- Subscribe
- Mute
- Subscribe to RSS Feed
- Permalink
- Report Inappropriate Content
03-13-2025 10:19 AM
Pessoal, boa tarde. Tudo bem?
Por favor, alguém consegue me ajudar? O meu service now está gerando tarefas de mudanças sem um número de solicitação de mudança atrelado o que está populando absurdamente a base, com mais de 11 mil registros. Alguém consegue me indicar o caminho de como parar o processo que está gerando isto automaticamente?
Obrigado!
- Mark as New
- Bookmark
- Subscribe
- Mute
- Subscribe to RSS Feed
- Permalink
- Report Inappropriate Content
07-08-2025 03:41 PM
Esse tipo de situação geralmente está relacionado a uma lógica automatizada (como Flow, Business Rule, Scripted REST, ou Integration) que está criando registros na tabela Change Task (change_task) sem uma referência válida à Change Request (change_request).
Alguns passos que você pode seguir para investigar e interromper a geração:
Verifique o campo change_request nas tarefas de mudança criadas recentemente. Veja se o campo está vazio ou com valor inválido.
Audite os registros criados: Acesse a lista de change_task e filtre pelos registros criados nos últimos dias. Ative a visualização do campo Created By para tentar identificar o usuário de sistema ou integração que está criando os registros.
Verifique Flows e Business Rules:
Vá até Flow Designer e revise os flows ativos que criam registros em change_task.
Verifique se há Business Rules ativas na tabela change_request ou change_task com lógica de criação automática.
Logs de Script:
Acesse System Logs > All e procure por mensagens relacionadas à criação em massa de change_task.
Verifique integrações externas:
Caso tenha alguma integração via API, ela pode estar disparando a criação das tarefas. Verifique a origem e valide os parâmetros enviados.
Solução provisória (caso urgente):
Se necessário, você pode criar uma Business Rule temporária do tipo “before insert” em change_task para bloquear registros que não tenham o campo change_request preenchido corretamente.